Pesquisar neste blogue

21 de dezembro de 2018

É NATAL...



Para aqueles que acreditam, Jesus surgiu, na condição de homem, no mundo dos homens.

Importante para os crentes, é que Jesus-Deus, nascido homem, trazia uma Missão: transmitir aos homens um novo entendimento do mundo, novas ideias, novas normas e comportamentos.
Esta Missão do Deus-Filho, feito homem, não é lembrada durante o Natal no espaço público, nos espaços do consumo, do exibicionismo.

Ensinou aos homens como devem entender-se entre si, relacionar-se uns com os outros nas sociedades humanas. Ensinou que cada homem é irmão de todo outro homem, que todos os homens são iguais porque filhos de Deus(Pai).

Foi, portanto, um revolucionário no seu tempo, bulindo com as ideias existentes, alterando a visão, o entendimento que os homens tinham de si próprios e dos outros seus semelhantes e da forma como deveriam relacionar-se dentro da sociedade humana.
Agora, os homens, mais preocupados com prendas, consumo e exibição, foram esquecendo a mensagem do Deus-Filho-homem.

Até mesmo o chamado "presépio", através do qual os homens entendem, todos os anos, fazer a representação das circunstâncias e do local onde o Cristo-Deus foi obrigado a nascer (como homem), não tem autenticidade. Para além dos estereótipos e das figuras espúrias presentes na representação desse local de último recurso, esses "presépios" nunca têm cheiro a estábulo.

18 de dezembro de 2018

PERGUNTAS (IM)PERTINENTES - 6


Porque é que os condutores de trotinetas não são obrigados a usar capacete para sua protecção (pois as quedas são previsíveis)?

PERGUNTAS (IM)PERTINENTES - 5



Porque é que os condutores de trotinetas não são obrigados a usar um colete de cor notória (verde, amarelo, laranja, rosa, vermelho) de modo a poderem ser vistos pelos outros condutores?

17 de dezembro de 2018

PERGUNTAS (IM)PERTINENTES - 4



Como os utilizadores de trotinetas não contratam seguros de responsabilidade civil - ramo automóvel, de que modo podem os proprietários de viaturas automóveis ser ressarcidos pelos danos causados por uma trotineta na chapa das suas viaturas?

PERGUNTAS (IM)PERTINENTES - 3


Segundo as regras aplicáveis à circulação nos espaços/vias públicos deverá o utilizador de uma trotineta ser considerado como conduzindo um veículo auto-móvel ou como um peão deslocando-se em cima de duas rodinhas?

16 de dezembro de 2018

PERGUNTAS (IM)PERTINENTES - 2



Se um invisual (aquelas pessoas que são correntemente chamadas "ceguinhos"...) tropeçar numa das muitas trotinetas que ficam "inteligentemente" estacionadas pelos passeios da cidade de Lisboa em qualquer lugar, sem qualquer critério, encostadas ou próximo de qualquer parede e de qualquer maneira e a pessoa invisual, como consequência desse mesmo tropeção e queda, necessitar de tratamento hospitalar:
- Será responsável o/a indivíduo/a impossível de identificar (talvez identificável através das MUITAS impressões digitais existentes na trotineta) que a abandonou naquele lugar OU
- Será responsável o Município de Lisboa, proprietário e dispensador das ditas trotinetas para uso público?

PERGUNTAS (IM)PERTINENTES - 1



A Ordem dos Enfermeiros é uma associação de profissionais liberais OU será um sindicato (e, portanto, está a representar os profissionais que praticam actos de enfermagem trabalhando por conta de outrem)?