Pesquisar neste blogue

22 de junho de 2020

VÍRUS E COMPORTAMENTOS



É certo que há cem anos, em tempos de pneumónica, a situação geral de miséria era muito grande e não havia meios sanitários, médicos, medicamentosos e hospitalares para combate à pandemia. Tudo isso explica a desgraça que aconteceu.
Mas, agora, neste nosso tempo, com a COVID 19, embora as condições não sejam as melhores em todos os ambientes humanos e não haja medicação assertiva, temos meios muito mais desenvolvidos. MAS, convém não esquecer que, no nosso tempo, o risco de contágio aumentou substancialmente devido à mobilidade actualmente existente: meios privados e públicos colocados à disposição das pessoas que lhes possibilitam rápidas deslocações para outros espaços, com posterior regresso ao seu meio habitual, levando e trazendo o vírus que se pretende eliminar ou, por enquanto, controlar.

ASSIM,
mais que, por vezes, adocicar a brutal realidade que estamos vivendo, para salvaguardar a imagem externa do país por razões de ordem económica, que transmite, internamente, para o cidadão comum uma melhoria da situação viral, importa é divulgar uma imagem real, a realidade CRUA e tudo aquilo que mais poderá acontecer, para que esses mesmos cidadãos tomem consciência (se assustem, até) para que se comportem de uma forma cuidadosa, responsável, consciente e contida. Assim será EVITADO O CONTÁGIO e a PROPAGAÇÃO DO VÍRUS que poderá atingir proporções impossíveis de controlar, pois os meios hospitalares e o pessoal de saúde não são ilimitados.

Ao que parece, causar MEDO (mostrar imagens da realidade existente - fotos e vídeos - porque as pessoas não lêem) será a única via para convencer quem já mostrou não ter a mais pequena porção de bom senso.