Pesquisar neste blogue

30 de agosto de 2023

O DEBATE VAI... DE BOTE

 

"A indignação, o medo, o preconceito, o insulto, a polémica racista ou sexista propagam-se na Internet e geram muito mais atenção e participação do que os debates suporíferos da velha política".

("Os engenheiros do caos" (pág. 83) - Giuliano da Empoli - GRADIVA)

______

Mesmo que o debate seja sobre a realidade, embora envolvendo a "velha política", é sempre cansativo e sem interesse para aqueles que não são capazes, não querem procurar saber a causa das coisas.

A "análise" tem que ser facilmente comestível, ser simples, directa, primária, porque pensar, raciocinar, analisar, são processos que cansam, pois não são tão simples como, p. ex., discutir sobre as tricas dos bastidores do futebol profissional.

E para quê analisar, discutir sobre uma qualquer realidade se toda a gente sabe tudo àcerca de TUDO, a todo o momento? 

24 de agosto de 2023

O Sr. Presidente da República e a trincheira na Ucrânia

 

Pudemos ver nas TV's imagens do Sr. P. R. a visitar uma trincheira na Ucrânia.

Como todos os repórteres na Ucrânia falam da "linha da frente", não foi esclarecido se a trincheira visitada estava também alinhada com essa "linha". Pelo menos não se ouvia nem fogo de arma ligeira nem de pesada. Nem foram tomadas precauções quanto ao fogo IN quando caminhava dentro da trincheira. 

Mas, das imagens transmitidas pelas TV's, pudemos ver que era uma tricheira bonita, limpa, asséptica, com cobertura de madeiras novas, sem lamas ou detritos e bem alinhadas. Portanto, não foi construída debaixo de fogo inimigo. Terá sido feita só para turistas com guerra-longe ou "para inglês ver".

Apesar de o Sr. P.R. ser da geração da guerra colonial, não pôde (como sabemos) tê-la comparado com as trincheiras-abrigo existentes em muitos quartéis na Guiné durante a guerra colonial.

(Claro que na Guiné não eram trincheiras-trincheiras porque não se estava numa guerra clássica, com o objectivo de ocupação, defesa, conquista de terreno, permitindo a movimentação protegida no mesmo).

PÓIS!