«Chefiar, meus senhores, não é simples liderança, gestão de saberes e de competências, na procura do efeito final pretendido, da meta, do alvo planeado. É, mas não só. Chefiar é, também, ter a coragem (sim, a CORAGEM) de ponderar e saber utilizar, saber tornear, ignorar e, se necessário, afastar (sim, AFASTAR!) idiossincracias.
Os recursos humanos e robóticos colocados ao nosso dispor, têm que ser expurgados de todos os aspectos adversos e subjectivos, pois, caso contrário, eles irão diminuir ou, até, anular outras competências e saberes, para além de irem complicar ou mesmo impedir que sejam alcançadas as metas, os resultados esperados.»
Assim falava o novo "Outer Space of Human & Robotic Resources Director" no seu discurso de tomada de posse.
Dirigia-se a um vasto e diversificado auditório, não só aos que ali estavam fisicamente presentes, mas, também, aos que o escutavam por teleconferência, com tradução simultânea, em todas as "Outerspace Operating Stations", a partir da sede da "Y 73N INTERPLANET CORPORATION".
E prosseguiu:
«Quando referi AFASTAR, perdoem-me o eufemismo, pois, usando uma linguagem directa e frontal, quero significar simplesmente ELIMINAR! Sim, eliminar, meus senhores! Uma organização que se pretende ganhadora no difícil mercado interplanetário em que opera, não pode condescender com idiossincracias, sejam elas "from the mind or from the kind".
Eliminar, dizia eu, porque não podemos perder tempo, consumir meios financeiros e esforços com regenerações ou com correcções de qualquer espécie. PROCEDEREMOS IMEDIATAMENTE AOS TRABALHOS DE DESTRUIÇÃO E/OU DESMONTAGEM, CONSOANTE UMA OU OUTRA ESPÉCIE DOS RECURSOS COLOCADOS AO NOSSO DISPOR.»
E, assim prosseguiu - afirmativo, decidido, determinado.
Quando terminou foi fortemente aplaudido pelas duas primeiras filas dos presentes no Auditório e pelas primeiras filas que se visionavam nos vários painéis de teleconferência, que eram os membros do Directório Espacial. Nas filas mais atrás nem os "recursos humanos" nem os "recursos robóticos" aplaudiam.
Não tinham, ainda, cessado os aplausos, que o "Outer Space of Human & Robotic Resources Director" agradecia hirto e solene, erguendo, somente, a mão direita em sinal de agradecimento, quando se ouviu um silvo agudíssimo, que atravessou o Auditório. Imediatamente o novo Director caiu sobre a banqueta de orador, oferecendo, aos olhares dos presentes e dos observadores longinquos, um pequeno buraco no alto da cabeça, do qual escorria um líquido de cor esverdeada.
Sem comentários:
Enviar um comentário